10 Normas ABNT indispensáveis em um TCC

5 jun 2020

Formatação de parágrafos nan ABNT

Antônio Carlos Gil, de que escreveu o livro “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social”, diz que an introdução do trabalho determina o problema da pesquisa, apresenta os objetivos e as justificativas para a realização. Também é uma oportunidade para falar a cerca de a seção de metodologia e estabelecer relações utilizando estudos que já andam. O autor recomenda, ainda, que o texto introdutório não seja muito extenso. Existe alguma frase famosa que resume an essência do seu trabalho do conclusão de curso? A citação escolhida pode manter-se relacionada ao tom da pesquisa ou ao assunto em si.

Apesar de não ser obrigatório, pode trazer mais esclarecimento acerca do tema proposto e promover o entendimento para os avaliadores. As citações do outros autores podem ser realizadas de duas formas ao longo do texto. O trabalho acadêmico deve ser dividido em seções, tais como impões an ABNT, será facultado ser primária, secundária e terciária. Nessas seções, estes títulos são importantes com o objectivo de situar o autor e leitor sobre o tema que será abordado. Além disso, para que este trabalho siga uma linha de raciocínio coesa, cada seção e título deve estar amarrado com a seguinte.

Regras ABNT 2019 para trabalho acadêmico

Ele deve ser de 1, 5 no corpo humano do texto e do 1, 0 para citações com mais de 3 linhas, referências, legendas e em alguns resumos por língua estrangeira de projetos de pesquisa. Configure o espaçamento e o parágrafo das referências bibliográficas conforme a normatização dan ABNT ou das normas da instituição, lembrando de destacar em negrito ou itálico o título de cada obra listada. Utilize a “Quebra de Página” próximo às últimas linhas da página para que as configurações futuras não alterem a formatação da mal.

Para isso, clique em “Inserir” e selecione “Quebra de Página”. Repita o mesmo processo com este corpo do texto, citações de mais de 3 linhas, referências bibliográficas etc. Lembre-se de que é possível também renomear cada Estilo de fonte como quiser. Selecione um título do seção e, após configurar sua fonte, parágrafo e espaçamento, clique com o botão esquerdo do mouse em uma das opções da barra de Estilos de Fontes e escolha “Atualizar Titulo 1 de modo a Corresponder à Seleção”. Além disso, entender como funcionam as normas dan ABNT fará com que o visitante tenha total ciência da necessidade de utilizar recursos textuais quando fizer citações.

Procurar

Se a citação tiver menos de três linhas, ela será fabricada no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação possui mais de três linhas, ela deve ter 1 recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas. Neste artigo, estudaremos as regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para artigo científico e as alterações advindas em 2018.

O sumárioé 1 item obrigatório no trabalho de conclusão de curso. Ele serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. Definindo as marcações corretamente, você têm a possibilidade de gerar o sumário do forma automática através do editor de texto Word. As citações no artigo mudam, esse deve ser entendido que se tiver citação com até 3 linhas, essa não precisará de formatação especial. Para as citações com 4 linhas ou mais de que isso essa deverá ser em um recuo por 4 ou 6 cm na margem esquerda, utilizando sua fonte 10.

  • Na hora de incluir o anexo no TCC, é porreiro lembrar de citar a fonte e manter an uniformidade com o restante do trabalho com as normas ABNT 2019.
  • Confira 1 GUIA COMPLETO para elaborar an estrutura e a formatação da sua pesquisa.
  • No entanto, se o estudante parecer facilidade na hora do formatar, ele deve considerar o uso de várias ferramentas digitais, como foi o caso do Mendeley e do MORE.
  • Em alguns artigos acadêmicos, pode ser aceitável usar duas colunas.
  • O corpo do texto deverá ter espaçamento 1, 5, enquanto citações com ainda mais de três linhas, legendas e referências deverão ter espaçamento 1, 0.

Na citação indireta, você reproduz as ideias de um outro texto, sem transcrevê-lo. Você deve apresentar o de que an obra diz usando as suas próprias palavras e no corpo do texto. A citação deve conter igualmente o sobrenome do autor e o ano de publicação entre parênteses, sem a necessidade de indicar a página (opcional).

O Menthor, além de contar com uma interface simples paran edição de artigo, apresenta as referências bibliográficas automaticamente em ordem alfabética, o estudante deve apenas preencher os campos usando informações da fonte. O conteúdo do trabalho deve estar dividido em capítulos e subcapítulos, que destrincham a problemática do tema projeto de monografia abandono afetivo, o método de estudo e os resultados. Nessa etapa, o autor pode vir a realizar comparativos com outros trabalhos e citá-los na lista de referências.

Na última linha da página anterior àquela que será numerada (provavelmente o sumário), clique em “Inserir” e “quebra de página”. Com o cabeçalho selecionado na principal página a ser numerada (Introdução), clique em “vincular ao anterior” para desvincular a páginas às anteriores. Apague os números de primeiras páginas e continue com a numeração geralmente.

Estrutura por um TCC

Depois, você já poderá começar an estruturar a sua pesquisa segundo o padrão exigido. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), qual têm a finalidade de fornecer a base normativa ao desenvolvimento científico do Brasil. Quer entender de uma vez por lindas as regras ABNT de modo a trabalhos acadêmicos e inferir como aplicá-las? No entanto, cada instituição de ensino pode ter suas normas particulares.

Enquanto que pelo caso anterior transcreve-se literalmente o texto, neste caso utiliza-se an ideia ou a linha de raciocínio. Transcrevem-se geralmente decretos, regulamentos, leis, fórmulas científicas ou trechos de obras.

Felizmente, quase todas as instituições acabam seguindo regras similares em relação a diversos itens das normas ABNT. Um documento acadêmico foi dividido em Parte Externa e Parte Interna, onde cada uma dessas partes possui suas próprias subdivisões. A seguir você entenderá como deve ser an estrutura geral de 1 trabalho acadêmico segundo as normas ABNT. ABNT NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Na orientação da página, opte an opção “Retrato” e clique em “Ok”.

O conjunto de regras ensina a respeito de citação direta, citação pé, citação de citação, notas de rodapé, notas por referência e notas explicativas. As regras dan ABNT, em vigor no ano de 2020, são indispensáveis para fazer a formatação dos trabalhos acadêmicos, acima de tudo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As normas são usadas internacionalmente, mas reguladas no Brasil como fazer monografia pdf pelan Associação Brasileira por Normas Técnicas. Confira 1 GUIA COMPLETO para elaborar an estrutura e a formatação da sua pesquisa. Basta fazer um cadastro no site e ele estará pronto para formatar o seu documento de acordo com diferentes padrões acadêmicos, tais como artigos científicos, TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Formatação destes títulos do TCC

Afinal, quando an Associação Brasileira de Normas Técnicas foi fundada, em 1940, esses materiais de consulta já existiam há séculos. Com o surgimento da Internet, as causas se tornaram um pouco mais complicadas. Serve de modo a apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. Primeiramente, vamos conhecer as normas ABNT para as margens e fonte do seu trabalho.

Este TCC ou monografia deve ser formatado de acordo com as normas dan ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ao criar o documendo no Word, o estudante pode editar a fonte, margem, espaçamento, números de página, citações, sumário e referências bibliográficas. Veja a seguir as regras dan ABNT e dez dicas e truques para formatar seu trabalho do conclusão de curso e padronizá-lo de acordo usando elas. Odiadas por muitos dos estudantes, as regras ABNT paratrabalhos acadêmicos padronizam as pesquisas e facilitam a sua leitura e avaliação, além de auxiliar a garantir a qualidade do trabalho e an evitar o plágio.

email
PinterestTwitterFacebookGoogle+
Tags:

COMENTAR