Como o brincar afeta no desenvolvimento infantil: entenda como criar dinâmicas de brincar-educar 

Por Blog Shopping Eldorado
desenvolvimento infantil

Para o desenvolvimento infantil ocorrer de forma plena, é importante que as crianças tenham diversas vivências amparadas. De forma que para pais, professores e outros responsáveis por eles aprendam diversas dinâmicas, sobretudo de brincar-educar.

Pois, que o ato de brincar é algo tão presente na vida das crianças, nós já sabemos. Vemos as crianças brincar, reproduzindo comportamentos da vida cotidiana com muita alegria. E neste ato de brincar, ela desenvolve suas habilidades. Mas como criar essas dinâmicas?

O brincar envolve o lúdico, o faz de conta. Nele a criança vai simular situações, e testar habilidades necessárias para a sua vida. De tal modo, que ela vai se desenvolvendo e associando esses aprendizados a momentos bons, de prazer.

Sendo assim, o blog do Shopping Eldorado, traz um pouco mais sobre o que é o brincar na vida infantil. Além de trazer o quão importante é no desenvolvimento do ser humano. E ainda traz algumas formas de criar dinâmicas de brincar-educar. Confira!

O que é o brincar-educar e qual sua importância?

O brincar-educar é etapa fundamental no desenvolvimento do ser humano, e por isso consta até mesmo na LDB (lei de diretrizes e bases) da Educação Infantil. Onde toda a prática de aprendizagem deve passar por dinâmicas lúdicas.

Além disso, o brincar é uma prática que engloba se entreter, com recreações e jogos infantis. Onde a criança representa papéis, aprende e executa regras e desenvolve diversas habilidades: físicas, emocionais e sociais.

Seu papel é de extrema importância para o educar e aprender. Afinal, a criança sendo acompanhada e direcionada nesse brincar, adquire conhecimentos essenciais para a vida adulta.

O psicólogo Lev Vygotsky, pioneiro na pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo da criança diz que o brincar é importante pois os processos de simbolização e de representação a levaram ao pensamento abstrato.

Benefícios do brincar

  • Aprendizagem de tarefas através da representação;
  • Desenvolvimento do pensamento abstrato;
  • Assimilação de regras e comportamentos sociais;
  • Aumento do bem-estar da criança;
  • Conexão com seus pares e adultos;

Conheça 3 dinâmicas coletivas do brincar-educar para o desenvolvimento infantil

As dinâmicas ou brincadeiras coletivas são aquelas que precisam de pelo menos três crianças para acontecer, além do adulto responsável. Elas além das habilidades individuais, desenvolvem capacidades sociais, importantes para o desenvolvimento pleno da criança.

Além disso, as atividades coletivas são importantes principalmente para aprender: ouvir os outros, regras coletivas, espera e iniciativa, entre outras habilidades.

Conheça um pouco mais sobre algumas dinâmicas, o que elas contribuem para o desenvolvimento infantil. E ainda aprenda como realizar estas atividades e qual a idade correta para cada uma delas.

Esconde-esconde

Idade: a partir dos 3 anos

A clássica brincadeira de esconde-esconde pode ser realizada até mesmo com os pequenos, com algumas adaptações e maior orientação. 

Na brincadeira, uma das crianças é escolhida para ser o que vai procurar. E então define-se um ponto de “batida” onde a criança que procura vai contar até um número definido, enquanto os outros se escondem.

Dado o número definido, a criança sai para procurar os seus pares, e os achando corre até o ponto central e batendo 3 vezes e repetindo o nome da criança. Os escondidos podem tentar bater antes e se salvar.

Esta brincadeira desenvolve habilidades físicas como percepção corporal e coordenação motora ampla. Também ajuda a aprender a contar, a procurar e ajuda na memória.

Circuito de obstáculos

Idade: a partir de 5 anos

Esta é uma brincadeira que ajuda e muito a desenvolver diversas habilidades físicas, além de alguns conceitos como sequenciamento, ordem e organização.

Neste jogo se monta diversos obstáculos que tem que ser ultrapassados em sequência pela criança. Pode-se utilizar bambolês, cordas, cones, qualquer coisa que a criança possa desviar, pular por cima ou engatinhar por baixo.

Dessa forma ela vai desenvolver noção espacial, coordenação motora ampla, e seus movimentos. Sem contar nos benefícios das atividades coletivas que envolvem socialização, espera e respeito a regras.

Estalinho

Idade: a partir de 9 anos

Nessa brincadeira, os participantes se sentam em roda, e cada um recebe um número. Em seguida, todos iniciam o jogo batendo palmas duas vezes e estalando os dedos, da mão direita e depois da esquerda.

Então a criança de número 1, estala a mão direita dizendo seu número e depois a mão esquerda dizendo o número de outra criança. Esta criança deve repetir o mesmo procedimento, e se alguém errar é eliminado. Sendo que o que ficar, ganha.

Essa brincadeira ajuda na coordenação motora fina, no desenvolvimento infantil do ritmo e da atenção. Além de ser uma forma bem completa de aprender regras e sequência.

Conheça 3 dinâmicas individuais de brincar-educar 

As brincadeiras individuais ou que apenas não precisam de um número maior de participantes, normalmente são mais livres e apresentam menos regras. O que não significa que elas são menos importantes, afinal poder criar dentro de uma brincadeira é um ótimo aprendizado também.

Sendo assim, estas dinâmicas são pensadas principalmente para um brincar sozinho, ou com pais, ou poucos amigos. O que reforça laços e entretém a criança em diversos momentos.

Então, conheça um pouco mais sobre algumas dinâmicas, a forma como elas intervêm no desenvolvimento infantil. E ainda aprenda como realizar estas atividades e qual a idade correta para cada uma delas.

Brincar de Boneca

Idade: a partir de 1 ano 

Brincadeira normalmente associada às meninas, mas que deve ser realizada por todas as crianças. Nesta brincadeira a criança vai simular cuidados com um filho e adquirir diversas noções de autocuidado e do cuidado com o próximo.

Nessa brincadeira, não há regras! Apenas necessita ter uma boneca e, se puder, outros acessórios relativos aos cuidados. Aqui a criança entra no mundo do imaginário, e com isso aprende brincando sobre diversas regras sociais.

E o melhor, é uma brincadeira que pode percorrer durante toda a infância da criança. E conforme os anos vão passando, vai se ressignificando e criando novos aprendizados.

Brincar de cozinhar ou de casinha

Idade: a partir dos 3 anos

O brincar de casinha, ou de cozinhar, é muito parecido com o brincar de boneca no sentido de que desenvolve atividades representativas do entorno da criança. Nessa brincadeira, a criança acaba abstraindo e simulando um faz de conta que a ajuda a assimilar a sua vida cotidiana.

E para isso também necessita de poucos materiais, afinal o fator abstrato ajuda nesse processo. Pode usar utensílios da própria casa, ou então brinquedos prontos para isso. Também pode-se usar alguns grãos crus ou cascas de comida para fingir ser comida.

Essa brincadeira ajuda na aprendizagem de diversos códigos sociais, ajuda no autocuidado e no cuidado com o próximo e com a sua futura casa no futuro.

Pula corda

Idade: a partir dos 5 anos

Esta é outra brincadeira que pode ser executada sozinha ou com seus pares, e o único material necessário é a corda. Além disso, é uma ótima atividade física que pode ser feita até por adolescentes e adultos.

Para brincar de pular corda, a pessoa segura a corda, cada ponta com uma mão, girando-a por cima do seu corpo, enquanto pula na hora que ela encosta no chão. Pode-se contar a cada rodada, ou até mesmo cantar alguma canção.

É uma ótima forma de desenvolver habilidades de percepção corporal, coordenação motora ampla e fina. Além de habilidades de execução de atividades simultâneas, como pular e contar ao mesmo tempo.

Pode-se também adaptar essa brincadeira para os menores, deixando a corda no chão e pulando sobre ela.

Quente ou frio

A brincadeira Quente ou frio é uma dinâmica no qual a criança tem que procurar um objeto escondido, enquanto o coordenador da brincadeira vai dando pistas. As pistas consistem em dizer se está ficando quente (próximo) ou frio (longe).

É uma brincadeira que pode ser feita em qualquer lugar e exige apenas um elemento, que pode ser um brinquedo pequeno, ou literalmente qualquer coisa.

Sendo assim, essa brincadeira vai ajudar a criança a desenvolver diversas habilidades de percepção espacial, ajudando no desenvolvimento da visão ampla. E sobretudo, desenvolvendo o conceito de perto e longe.

Espaços lúdicos e brinquedos do Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado possui espaços como a Playland que tem diversos jogos e brinquedos para momentos lúdicos com seus filhos. E além disso, conta com diversas lojas de brinquedos, como a Trend brinquedos e a Zastras: presentes educativos.

Entre em nosso site, conheça nossas lojas e todos os nossos espaços. Lá temos diversos itens para você, seus filhos, sua casa e toda a sua família!

Posts que você pode gostar

Faça um comentário